São Luís ocupa a terceira posição entre as capitais brasileiras no índice composto de HIV e Aids, segundo o Ministério da Saúde. O indicador reúne dados de 2020 a 2024 e considera taxas de detecção, mortalidade, transmissão vertical e diagnóstico tardio.
Em 2024, a capital maranhense registrou uma média de 42 casos de HIV por 100 mil habitantes mais que o dobro da média brasileira, que é de 18,4 casos. São Luís também aparece como a 5ª capital em detecção de aids
Segundo especialistas, o indicador pode ser reflexo do diagnóstico tardio de muitos pacientes em relação à contaminação pelo vírus, o que acaba levando ao desenvolvimento da aids, sobretudo, à falta de acesso à informação sobre a doença
Mais informações na reportagem de Raquel Álvares, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 18h, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.