
MARANHÃO – A chikungunya, doença transmitida por mosquitos e conhecida por causar febre alta, dores articulares intensas e, em casos graves, até mesmo a morte, continua sendo uma preocupação para profissionais de saúde no Maranhão, mesmo com uma queda expressiva no número de casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta global sobre a possibilidade de um novo surto de grandes proporções, após identificar padrões semelhantes aos de uma epidemia ocorrida há 20 anos.
A coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Joseneide Matos, disse que o Maranhão registrou uma redução de 60% nos casos confirmados de chikungunya no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 259 casos confirmados neste ano, contra mais de 650 em 2024.
Mais informações na reportagem de Raquel Álvares, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.