Com a aproximação das Eleições de 2026, cresce a procura pelos serviços da Justiça Eleitoral para regularização do título de eleitor. O período é decisivo para quem deseja garantir o direito ao voto e evitar impedimentos em serviços públicos. Eleitores que precisam emitir o primeiro título, transferir domicílio, atualizar dados ou regularizar pendências têm até 6 de maio para procurar a Justiça Eleitoral.
Após essa data, o cadastro será fechado para as Eleições Gerais de 2026, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), o cancelamento do título ocorre, principalmente, quando o eleitor deixa de votar, justificar e pagar multa em três eleições consecutivas.
A consulta pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente no cartório eleitoral. A regularização é gratuita, com cobrança apenas de eventuais multas. Além de garantir o direito ao voto, manter o título em dia é exigido para tomar posse em concurso público, emitir passaporte e realizar outros atos oficiais. A orientação é não deixar para a última hora.
Confira os detalhes na reportagem completa de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD
Assista abaixo:
Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida: as principais notícias do dia no Maranhão em um só lugar. Acompanhe de segunda a sexta, a partir das 19h20, na tela da TV Cidade | RECORD.
Assista à programação da TV Cidade ao vivo pelo nosso canal oficial no YouTube. Acompanhe as principais notícias do Maranhão em tempo real! Para conteúdo exclusivo e os bastidores da nossa equipe, siga @tvcidade.ma no Instagram.
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem? Envie agora para o WhatsApp da TV Cidade: (98) 99135-5324.